sexta-feira, 3 de outubro de 2008

- Movimento Hippie (anos 60)


O movimento e cultura hippie nasceu e teve o seu maior desenvolvimento nos EUA. Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que recusava a injustiças e desigualdades da sociedade americana, nomeadamente a segregação racial. Desconfiava do poder económico-militar e defendia os valores da natureza.Na sua expressão mais radical, os jovens hippies abandonavam o conforto dos lares paternos e rumavam para as cidades, para aí viver em comunidade com outros hippies.Dois valores defendidos eram a "paz" e o "amor". Opunham-se a todas as guerras, incluindo a que o seu próprio país travava no Vietname. Defendiam o "amor livre", quer no sentido de "amar o próximo", quer no de praticar uma actividade sexual bastante libertária
Outro aspecto valorizado era o uso de drogas, o que foi facilitado pelo surgimento de drogas químicas, tais como o LSD, que no início não foi considerado perigoso nem de uso interdito. Os hippies alegavam que as drogas ajudavam a "abrir a mente".A música pop, com as suas baladas melodiosas, e a música rock com os seus ritmos frenéticos, constituiram um meio poderoso para expressão da filosofia hippie. Escrita sob o efeito de drogas e ouvida nas mesmas circuntâncias, julgava-se que a música tinha um efeito libertador da mente.As raizes do movimento Hippie podem ser detectadas desde os anos 40, após os final da II Guerra Mundial: após um período de 30 anos com duas guerras altamente destrutivas e uma prolongada depressão económica, começaram a despontar sinais de uma contracultura, contestatária do sistema. Ironicamente, esta contestação começava no país que menos tinha sofrido com a guerra e num período em que a economia estava lançada na recuperação.Foram os hippies que trouxeram o movimento dos cafés para os campus universitários, e a universidade de Berkley tornou-se seu centro. Um momento crucial ocorreu ali em 1964, com "Free Speech Movement" (Movimento pela Liberdade de Expressão). A reitoria proibiu a distribuição de material d eprotesto fora dos portões da universidade. Perante a recusa dos estudantes foi chamada a polícia. A decisão de levantar processos aos estudantes levou-os a ocupar o edifíco da Reitoria. Em Março de 1965 os estudantes da Universidade de Michigan levaram a cabo a primeira acção com o objectivo de mostrar que a guerra do Vietname era imoral e que os EUA a deveriam abandonar.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

- Olimpíadas 2008

As Olimpíadas aconteceram num momento de grande desenvolvimento da economia da China. Bilhões de dólares foram investidos na construção de complexos esportivos, sistemas de transporte, alojamentos para atletas, entre outros.Nas Olimpíadas de Pequim, as medalhas foram confeccionadas com peso de 150 gramas, tiveram características ligadas à cultura chinesa. Além dos metais tradicionais (ouro, prata e bronze) foram produzidas com detalhes em jade (pedra comum na China). A medalha de ouro apresentou um círculo de jade branco na parte de trás, enquanto a de prata o detalhe foi de jade verde claro e a de bronze de jade verde escuro. Na parte de trás das medalhas, foi colocado o símbolo das Olimpíadas de Pequim, a inscrição "Beijing 2008" e o símbolo olímpico com os cinco arcos entrelaçados. Na parte da frente apresentou-se um desenho do espírito olímpico. A fita foi de cor vermelha (cor predominante na bandeira da China).

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

sexta-feira, 18 de julho de 2008

- Kamikazes


Estes aviões japoneses era chamados de ''kamikazes''. Usaodos como uma poderosa arma de ataque, os pilotos atiravam os aviões contra os inimigos. Uma forma bruta de acabar com suas vidas,mas os soldados ''kamikazes'' sentiam-se honrrados de servir o país mesmo de uma forma tão violenta.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

- Cruz Alta

Cruz Alta no tempo do Estado Novo

Em 1.939, Euryne Castro fundou o jornal Diário Serrano. O Clube do Comércio era o ponto de encontro, onde os principais comerciantes e diretores de Cruz Alta se encontravam para discutir, tomar decisões, fazer reuniões...
O Estado Novo foi proclamado a 11 de novembro de 1.937. No período das diretas, que o presidente Getúlio Vargas foi nomeado prefeito de Cruz Alta o Eng. Antônio Azambuja
Vila Nova. Ele tomou providências como permitir a chegada do jornal Correio do Povo que era proibido de ser transportado pela Viação Férrea. Os clubes de futebol não existiam, depois de 1.940 surgiu o Nacional. As lojas mais importantes eram a Casa Bastos e o Preço Fixo.
Em 37 fecharam os partidos. Acabaram-se câmaras, os jornais só publicavam o que podiam. Para viajar até Ijuí ou Tupãciretã, era preciso salvo conduto, que só a polícia fornecia. O transporte era só Ferroviário. Os bancos eram apenas três: Banco do Rio Grande do Sul, Banco da Província e Banco Nacional do Comércio. A força do dinheiro derivava-se do campo. O ponto principal de reunião popular era o Café Natal.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

-Curiosidades sobre a primeira Guerra Mundial.

Curiosidades sobre a primeira guerra mundial:
-Na primeira guerra todos os militares faziam apenas uma refeição por dia, quase não consumiam água e dormiam quando possível fardados completamente.
-Consta que durante a primeira guerra foi feito uso pela primeira vez na historia, do avião como meio de combate.Consta também que Santos Dumont, inventor do avião, teria se suicidado em 1932, após ver sua invenção ser usada durante muito tempo para destruir e matar.

- No Natal de 1917, no front Belgas, entre ingleses, belgas e alemães, houve um caso curioso, os alemães saíram das trincheiras com vinhos e cantando canções de natal, os ingleses e belgas fizeram o mesmo, e foi uma confraternização geral, isso causou muito alvoroço nos comandos que decidiram por uma corte marcial para os participantes, mas era tanta gente que preferiram ignorar.O sentimento de confraternização foi tão grande, que mesmo um mês depois os soldados não combatiam, atiravam para o ar.Foi preciso o remanejo de tropas para continuar as batalhas.
Comentário:
-A curiosidade (última) em negrito foi a que achamos mais interessante. Estranho pensar que uma data que muitos julgão sem valor, pudesse dar uma trégua em uma Guerra Mundial, pudesse unir os soldados, e até permitir que que comemorássem todos juntos, sem nem mesmo uma discurção.

By:Isabelle Pinheiro,Guilherme Berwanger e Mathias Lima. #)

-Dia Mundial do Trabalho

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.Neste dia as manifestações forma muitas, descurços e passeatas foram as melhores formas de chamar a atenção dos goververnantes, que não tinham nossão das precárias condições que os trabalhadores eram submetidos. A manifestação naõ teve o final previsto, a polícia confrontou com os manifestantes,prendendo operários, deixando feridos a até mortos.
Em memória às reivindicações operárias e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi reconhecido como o Dia Mundial do Trabalho.